A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara está discutindo..." /> Câmara discute projeto de monitoramento de táxis - Portal Meu Bairro


Notícias

Publicado em maio 7th, 2013 | Por Redação Meu Bairro

Câmara discute projeto de monitoramento de táxis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara está discutindo uma Lei do Executivo que trata sobre a implantação de Sistema de Monitoramento por GPS para os táxis de Porto Alegre. O Vereador Alberto Kopittke apresentou duas  emendas ao Projeto, que visam aumentar a segurança de taxistas e usuários do serviço na capital e modernizar a eficiência.

Lei prevê sistema de geração de relatório
A primeira emenda dispõe sobre a implantação de um sistema para a geração de relatórios georreferenciados, contendo percurso e recorrência de itinerários a ser enviado permanentemente para a Polícia, e a segunda, a abertura dos dados de localização dos táxis em serviço na cidade, para acompanhamento em tempo real pelos cidadãos. A ideia é fornecer um importante suporte às polícias, que poderão analisar e planejar ações preventivas de segurança pública com a construção de uma base de dados com informações sobre o itinerário dos táxis da capital.

Sistema poderá beneficiar também usuários
Já as informações abertas, que poderão ser utilizadas de forma gratuíta por aplicativos de smartphones, irão beneficiar passageiros e condutores com mais agilidade e transparência no atendimento. O sistema de GPS – já utilizado em Curitiba e São Paulo – permite que usuários localizem e solicitem o serviço. Os táxis cadastrados que estão mais próximos do local são notificados e, assim que um dos condutores aceita a corrida, o aplicativo possibilita a troca de informações: envia ao usuário dados do taxista e ao motorista, informações sobre o usuário. O usuário ainda pode acionar filtros a sua solicitação. A diferença do projeto de Kopittke é que as pessoas poderão acompanhar todos os táxis e não apenas aqueles cadastrados no serviço, permitindo que todos acompanhem quantos táxis estão efetivamente em funcionamento na cidade, a qualquer hora.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑