fbpx


Publicado em novembro 28th, 2018 | Por Juliana de Brites

Opinião: Empreendimento na Fazenda Arado não beneficia o bairro Belém Novo

Michele Rihan Rodrigues é advogada e integrante do Movimento Preserva Belém Novo. Esta é uma campanha que tem o objetivo de informar a população sobre a relevância da fazenda Arado Velho e buscar a sua preservação. Entenda mais assistindo ao vídeo acima.

A Fazenda Arado Velho é uma área de 426 hectares que fica no Extremo Sul de Porto Alegre, em Belém Novo. É onde se pretende construir três condomínios fechados com 2.771 casas. Porém, o Preserva Belém Novo entende que este é um empreendimento insustentável, devido à importância ambiental e cultural da área. “Tanto na questão ambiental, por possuir vegetação e animais que correm risco de extinção, como pelo seus viés histórico e cultura. (…) É um área realmente rica e que deveria reverter em benefício de toda a população da cidade”, destacou Michele.

Os moradores do bairro e integrantes da campanha encaminharam questionamentos para o Ministério Público Federal e Estadual. Eles pediram esclarecimentos sobre a regularidade do projeto para a área da fazenda. Após essa mobilização, existem três inquéritos civis e um inquérito criminal que investiga a possibilidade de crime ambiental nos documentos apresentados pela empresa para a Prefeitura de Porto Alegre.

Na próxima quinta-feira, 29, às 19h, ocorre uma Audiência Pública para debater com a comunidade os rumos da Fazenda Arado Velho. “Todos estão convidados para que entendam melhor todos esses procedimentos que estão sendo adotados, os resultados até o momento dessas investigações e a relevância dessa área para a população de Porto Alegre”, diz Michele.

Leia mais:


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



One Response to Opinião: Empreendimento na Fazenda Arado não beneficia o bairro Belém Novo

  1. Pingback: MPE promove audiência pública sobre a urbanização da Arado, em Belém Novo - Portal Meu Bairro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑