fbpx


Publicado em setembro 6th, 2018 | Por Juliana de Brites

Projeto de lei determina a execução do Hino de Porto Alegre nas escolas municipais

O Projeto de Lei 346/17 determina que o Hino de Porto Alegre seja executado nas escolas municipais sempre que houver eventos em que seja obrigatória a execução dos hinos Nacional ou Rio-Grandense. Essa proposta é do vereador José Freitas (PRB), que conta que viu nos municípios pequenos do estado o incentivo para valorizar a história municipal através da canção da cidade.

“Em 2010, eu fui diretor da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, criada no governo Tarso. Com isso, eu viajei por esse estado todo e me chamava atenção que em cidades pequenas o primeiro hino a ser tocado nos eventos era o hino do município. Então olhei para a nossa cidade e cadê o hino sendo tocado? Minha ideia é que as crianças sejam incentivadas a conhecer e cantar a canção de Porto Alegre, principalmente nos eventos das escolas municipais”, explicou o vereador em entrevista ao Meu Bairro.

O vereador também destacou que o hino colabora para a valorização da história da cidade e suas qualidades, fazendo parte da identidade municipal. “O hino fala sobre o céu azul, o estado, as belas mulheres, o Guaíba, o nosso pôr-do-sol, que é um dos mais bonitos do país, tudo aquilo que nos orgulha”, diz Freitas. O hino da capital, a canção Porto Alegre Valerosa, de autoria de Breno Outeiral, foi oficializado pelo Decreto nº 8.451, de 24 de julho de 1984, pelo então prefeito João Antônio Dib.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑