fbpx


Ensino

Publicado em 7 de janeiro de 2019 | Por Juliana de Brites

0

Tema da redação da UFRGS aborda adolescência e maturidade

Do dia 6 ao dia 9 de janeiro, ocorrem as provas do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mais de 28 mil candidatos concorrem a 4.017 vagas em 90 cursos. No domingo, os vestibulando realizaram as provas de Literatura, Língua Estrangeira e Física. Nesta segunda-feira, 7, foram as provas de Língua Portuguesa e Redação.

A redação abordou o texto “Os adolescentes que merecemos”, de Contardo Calligaris. No texto, o autor fala sobre uma adolescente norte-americanaque velejou sozinha e enfrentou uma tempestade entre a África e a Austrália. Os candidatos deveriam, então, produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre as ideias de Calligaris. Para isso, teriam que desenvolver argumentos para defender seu ponto de vista.

João de Lucas Santos está prestando vestibular para Engenharia Mecânica. Para ele, o tema da redação foi inesperado, mas bastante criativo. “Tinha que considerar o contexto de ter sido aprovado no vestibular e estar cursando uma disciplina de Língua Portuguesa. Nesse contexto, a redação seria lida em voz alta para os demais colegas”, ele explicou. Os candidatos deveriam escrever um texto de 30 a 50 linhas, além do título, e como argumentação poderiam utilizar exemplos presenciais, situações presenciadas, fatos e acontecimentos.

 


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑