fbpx


Ensino

Publicado em março 29th, 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Julinho investe em robótica para atrair alunos

Para atrair o interesse dos alunos do século 21, a nova direção do Colégio Júlio de Castilhos está apostando na ampliação de conteúdos tecnológicos, no aumento do número de salas de robótica e na qualificação dos laboratórios de informática com a aquisição de equipamentos novos.

A diretora Maria Berenice Alves conta que tudo iniciou em 2014, quando um grupo de estudantes, vindos de instituições municipais, tinham o interesse de criar equipes de robótica para participar de competições nacionais. A iniciativa já garantiu ao Júlio de Castilhos o pódio nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) em duas ocasiões – 2014 e 2016. Segundo ela, o objetivo é ampliar a oferta do ensino tecnológico e investir para que mais alunos tenham o mesmo sucesso. “Nós queremos reconstruir o ‘Julinho’, para isso, temos que criar atrativos para trazer o estudante e a comunidade para dentro da escola”, explica.

O professor de Física, Carlos Rodrigues, é o responsável pela robótica. “Em breve teremos a ampliação do número de salas de robótica, que passará de duas para cinco. Isso permitirá que outras escolas aproveitem o espaço para agregar os estudos. Isso é maravilhoso”, afirmou. O ex-aluno, Leonardo Nunes, 20 anos, foi um dos pioneiros na implementação do projeto de robótica. Atualmente, ele é monitor dos novos estudantes e sonha em entrar para a faculdade de Ciências da Computação. “Muita gente da periferia não tem acesso a tecnologias, por isso que a Fundação de Apoio ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos também teve um papel muito importante para que conseguíssemos trabalhar e ganhar competições. É uma oportunidade única e fundamental para os jovens”, destaca.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑