fbpx


Centro

Publicado em janeiro 21st, 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Prefeitura monitora colônia de morcegos no Centro da Capital

Uma colônia de morcegos está sendo monitorada pela equipe de fauna silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAMS). Ela está localizada em um prédio localizado na rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico, e trata-se de uma colônia maternidade, com machos, fêmeas e filhotes.

Os morcegos, da espécie Tadarida brasiliensis, buscam a zona urbana nos meses de calor devido à abundância de alimento, como cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Conforme os filhotes tornam-se aptos a voar, a colônia inicia sua migração de saída da cidade, normalmente no mês de fevereiro. “No caso da ocorrência deste tipo de colônias de morcegos, o procedimento adequado e permitido por lei é aguardar até que abandone o local e, após, proceder a limpeza para remoção das fezes”, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro.

A colônia está confinada no forro do prédio. Os animais saem para se alimentar pelas aberturas e não oferecem risco às pessoas que utilizam o prédio.

Este tipo de colônia possui grande importância para o equilíbrio ambiental e tem ocorrido cada vez com menor frequência, por isto a importância do monitoramento.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑